Ética na Informática

Pessoas preocupadas com a privacidade manifestam a grande ameaça à privacidade que o avanço tecnológico pode causar. Informações pessoais, contas bancárias, números de cartões tudo são registrados em banco de dados de empresas. Como estar com segurança que essas informações não serão usadas por pessoas indevidas?

“CDs vendidos no Centro de SP têm dados sigilosos de consumidores. Por R$ 250 é possível comprar cadastro com lista telefônica e do INSS. Informações podem ser utilizadas por empresas de telemarketing.” <G1>

Questões como essas nos faz refletir sobre a ética na informática e assim avaliar qual o nível de ética que possuímos, pois a mudança de uma sociedade inteira depende de cada um faça a sua parte.


DEFINIÇÕES
Ética – do grego ethos – significa usos e costumes; o conjunto de valores morais, estéticos e apreciativos, é o ramo da filosofia que lida com os valores relativos à conduta humana; o estudo da obrigação moral.

Ser Passivo:
Deixa-se governar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias, pela boa ou má sorte, pela opinião alheia, pelo medo dos outros, pela vontade do outro; não exerce sua própria vontade e responsabilidade.

Ser Ativo:
Controla seus impulsos, sua inclinações e suas paixões, discute o sentido dos valores e dos fins estabelecidos. Avalia sua capacidade para dar a si mesmo as regras de conduta, consulta sua razão e sua vontade antes de agir, tem consideração pelos outros sem submeter-se a eles, responde pelo que faz, julga suas próprias intenções. Tem consciência moral.

LIVRE ARBÍTRIO
A pessoa deve procurar ser agente ativo de sua própria consciência no que pensa ser correto. Contudo como saber se uma ação é danosa ou prejudicial? Como prever as reações de uma atitude ou ação?

Ética = Princípios quanto ao certo e o errado
Primeiramente, a pessoa ativa eticamente caracteriza-se como uma pessoa autônoma, que tem capacidade de autodeterminação. E esse tipo de atitude mental inicia-se no berço, na educação infantil e jovem com estímulos dos pais e educadores.
A partir daí o indivíduo deve procurar uma constante auto-avaliação para verificar seu proceder perante os outros e perante a sociedade.
Escolher o certo ou o errado depende da vontade de cada um. E está ai o centro de toda a autonomia que nós humanos possuímos.

No campo da informática temos os principais aspectos do respeito a ética relativo ao direito à propriedade:
• Propriedade intelectual: Criações intangíveis protegidos por lei;
• Segredo comercial: Obra intelectual ou produto que pertence à empresa, não ao domínio público;
• Direito autoral: Concessão regida por lei que protege a propriedade intelectual de ser copiada por certo número de anos;
• Patentes: Documento legal que garante ao proprietário o monopólio exclusivo sobre as ideias por trás de uma invenção.
Infringindo alguns desses direito já estamos agindo de maneira anti-ética e certamente produzindo reações negativas para si.

O INVISÍVEL
Existem facilmente aquelas pessoas que se destacam em riqueza ou sucesso. Muitas vezes com menos talentos que outros, mas estão no topo. Como pode ser? Sorte?
Não devemos acreditar na sorte ou nos acasos. Certamente não é por acaso que existimos. Tudo tem um motivo e um caminho certo e errado a seguir.
Quando o indivíduo age de forma a ferir um direito alheio ou prejudicar outrem, mesmo que isso não produza aparentemente nenhuma consequência, acreditar nisso é um erro.
As reações sempre existem, é uma lei da física. Cada vez com que um indivíduo prejudica outro, de qualquer forma, o mesmo estará se amarrando negativamente também nos acasos de sua vida futura.
Quando Isaac Newton descobriu a sua terceira lei, não pensou que sua fórmula também se refere a nossos atos-energias produzidas. Mas na realidade toda ação que produzimos gera reações de igual intensidade em sentido oposto.

Lei III:(Ação e Reação) Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi. Isaac Newton

Assim quando copia-se um Cd não pagando direitos autoriais, quando se obtêm “crack” para desbloquear programas e assim tornarem-se piratas, e pior, quando se desvia recursos financeiros de outra forma qualquer – o indivíduo praticante de imediato se beneficia em detrimento do autor ou do proprietário pelos recursos, contudo futuramente estará se prejudicando em muito – na mesma medida.

Immanuel_Kant

VIGILÂNCIA

A técnica de proteção individual é explorada por muitos filósofos:
• Máxima: Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você
• Immanuel Kant: Se uma ação não é correta para todos, não é correta para ninguém.
• Descartes: Se uma ação não pode ser realizada repetidamente, então não deve ser realizada nunca.

A observação assim dos atos que praticamos torna-se um diferencial marcante entre ser uma pessoa de sucesso com prosperidade ou uma pessoa com futuro preso a dívidas de reações negativas. 

Pense nisso.


AVALIAÇÃO
1) Compro e uso programas piratas?
2) Compro CDs e DVDs piratas ?
3) Já adulterei algum programa para não pagar sua licença?
Se a maioria das respostas acima foram positivas está agindo de forma antiética adquirindo comprometimentos futuros com a sua “sorte” devido aos danos referente aos direitos de cada autor. Note que mesmo sendo valores muito pequenos, como o direito autoral de uma música, o acúmulo de grande quantidade deles certamente boas reações não produzirão.

SOFTWARE LIVRE
Muitas pessoas com o jargão “não tenho dinheiro” entra na ilegalidade de pequenas ações como as acima descritas. Contudo se procurarmos alternativas sempre a encontraremos, como a utilização de programas gratuitos, sistemas operacionais gratuitos, músicas gratuitas ofertadas para baixa pela internet de artistas ainda pouco conhecidos e promoções onde compramos DVDs apenas um pouco mais caro do que um pirata.

Baixar Programas de Software Livre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias do Blog